3

MAPA é o exame de monitorização ambulatorial da pressão arterial. Serve para complementar as informações obtidas durante a anamnese médica inicial e desvendar os motivos das elevações periódicas da pressão.

Sendo assim, é muito utilizado em pacientes com suspeita de hipertensão arterial. Também naqueles problemas que, mesmo diagnosticados, ainda apresentam elevações da pressão, indicando a necessidade de mudanças da terapia farmacológica proposta.

Trata-se de um gravador portátil que mensura as oscilações da pressão arterial em um intervalo de 20 a 30 minutos. Ele pode fornecer informações para o médico determinar as causas da hipertensão (avental branco, episódica, associada a transtornos emocionais frequentes etc.)

O Holter é um equipamento portátil, também acoplado ao corpo do paciente, que mede a atividade elétrica do coração. Sendo assim, tem indicações diagnósticas diversas e relacionadas a problemas na condução cardíaca.

O aparelho é conectado por meio de fios no tórax do paciente e faz medições cardíacas periódicas dentro de um prazo de 24 horas. Ele avalia palpitações, episódios de desmaio, dentre outros distúrbios.

O equipamento Holter não tem contraindicação explícita. No entanto, devem ser esclarecidas todas as dúvidas para que o acoplamento no paciente não seja desconfortável ou favoreça medidas inefetivas em suas análises cardíacas.